...MOVIMENTAR...


Aberto a todas as pessoas que se propõem a "enxergar o mundo além do que os olhos podem ver".
Sejam todos bem-vindos!



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

o que reluz - Vandaluz - Festival Marreco

Ontem à noite, participei de uma das programações da III Edição do Festival Marreco -Debate sobre "Desafios das Políticas Culturais em MG" presidida por Leo BR: Masa Coletiva São Carlos-SP e Mara Porto. Em termos quantitativos, um número pequeno de participantes, superado em termos qualitativos - dentre "figuras" atuantes na área cultural dos diversos segmentos (artes plásticas, patrimônio imaterial, teatro, música, comunicação) integrou a "roda de prosa", Gabriel, Secretário de Cultura de Patos de Minas-MG. Curioso que no início, ele anunciou que não poderia ficar até o final, mas ficou. Algo simples, mas que na sutileza da leitura que se é possível fazer, muito grandiosa tal presença. Impossível se pensar e fazer políticas públicas de cultura se não participa, se não convive e respira das agruras, angústias e também conquistas e avanços do meio cultural.

A movimentação do Grupo Peleja, digo sem nenhuma rasgação de seda, é um divisor de águas na história cultural da região. Não pelo simples fato de carregar o nome 'INDEPENDENTE', mas porque criou bases, está totalmente alheio ao apelo mercadológico, pela qualidade do trabalho, pela formação dos profissionais, pelo caráter arrojado que desperta nada menos a auto-estima do povo. A partir do trabalho deles, soube, novas bandas de Patos de Minas e da região despontaram. É uma rede que se cria e se firma. São novas possibilidades de pensar e fazer. E isso sim, gera um desenvolvimento local.


O Festival que não considero um simples EVENTO, (porque já dizia Rômulo Avelar, "evento é vento"), fincou raízes e agora, da forma mineirinha de ser, caladinho, devagarzinho vai espandindo as antenas. Quando as antenas tomam grande proporção sem raízes, tudo se despenca. Mas quando as antenas vão conquistando o próprio espaço, com raízes desenvolvidas e fincadas, o fluxo de ânimo e inovação acontecem. E aí, a seiva consegue circular das raízes às folhas. É assim que vejo o FESTIVAL MARRECO. Uma semente que foi plantada, germinada, brotou, cresceu, deu frutos. E agora, a árvore que produz, está em chão seguro, por isso, propicia sombra e segurança e atrai público, parceiros, curiosos.... de vários cantos.

e estou ávida por conhecer um pouco mais. Mas porque sou avessa a muita movimentação, até mesmo pela idade, me abstenho de "provar" tudo o que o cardápio ofere. Daqui há pouco, irei com as amigas Helen, Laís e Cia. assistir as bandas tocarem. E hoje, matarei minha curiosidade de assistir de perto VANDALUZ...um trabalho esmerado que encanta. E reluz! E através dessa luz, hoje consta na programação, artistas da Argentina, Recife-PE, São Carlos-SP, Uberlândia-MG, Brasília-DF. São as bandas "Finlândia", "Babi Jaques e os Sicilianos", "Aeromoças e Tenistas Russas", "Krow", "Móveis Coliniais de Acaju", respectivamente. E é claro, "Zharpa", "Viagem a Falo" da terrinha mineira, PATOS DE MINAS.

...e vamos lá!!!!

FORA DO EIXO

http://www.coletivopeleja.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário